fbpx

Se ainda não leu a Parte 1, clique aqui.

Qual a diferença entre os conceitos de I&D e Inovação?

A Investigação e Desenvolvimento (I&D) e a inovação apesar de corresponderem a fases distintas do processo de criação, são muitas vezes confundidas. A inovação corresponde a todo o processo de criação de um bem ou serviço que corresponda às expectativas e necessidades do mercado, com o objetivo de alcançar resultados e retorno económico. De forma que o processo de inovação seja bem-sucedida deve-se ter em conta diversos parâmetros, nomeadamente o desenvolvimento científico e tecnológico, o envolvimento de profissionais altamente qualificados, ter potencial comercial, bem como uma boa estrutura organizacional e financeira.

Por sua vez, a I&D pode ser desenvolvida em diferentes fases do processo de inovação e corresponde à área de pesquisa de novos conhecimentos e novas técnicas que contribuirão para a capacidade de inovação de uma empresa.

A minha empresa faz investigação e desenvolvimento?

Conforme já foi referido anteriormente, nem sempre é fácil identificar o que corresponde a atividades de investigação e desenvolvimento. Isto deve-se ao facto de na prática, uma solução poder ter sido morosa a alcançar, contudo o processo de desenvolvimento ter sido bastante simples, e vice-versa.

O objetivo final, passa por compreender quais as métricas associadas à investigação e desenvolvimento, e de que forma, estas podem ajudar as empresas a enquadrar-se em apoios financeiros. A Approach Consulting identificou três fatores chaves de identificação à I&D:

  1. Novidade – Existência de um elemento de caracter inovador;
  2. Incerteza – Procurar resolver uma incerteza científica e/ou tecnológica;
  3. Processo – Complexidade de alcançar a solução final, sendo muitas vezes necessário um processo de tentativa e erro até se chegar ao resultado esperado.

De uma forma resumida, é possível afirmar que a I&D estava maioritariamente associada à resolução de um problema, tendo por base um conjunto de conhecimentos da área e das técnicas habitualmente utilizadas nesse sector, que permita chegar a uma solução inovadora.

Existe algum apoio à investigação e desenvolvimento?

Atualmente, existem dois tipos de apoios à Inovação e à investigação e desenvolvimento. De forma a ser mais fácil de identificar, é possível dividir os presentes apoios pela fase do investimento, onde existe um que incide diretamente antes do investimento (Inovação Produtiva) e outro que diz respeito a trabalhos de investigação já decorridos (SIFIDE).

Ora vejamos, a inovação produtiva, é um apoio do Portugal 2020, que pretende incentivar projetos associados à:  Criação de um novo estabelecimento; Aumento da capacidade de um estabelecimento já existente; Diversificação da produção de um estabelecimento para produtos não produzidos anteriormente no estabelecimento; Alteração fundamental do processo global de produção de um estabelecimento existente.

Por outro lado, relativamente a trabalhos já realizados, existe um incentivo fiscal, chamado SIFIDE. O sistema de incentivo fiscal à I&D Empresarial (SIFIDE) é um benefício fiscal que visa aumentar a competitividade das empresas apoiando o seu esforço em Investigação & Desenvolvimento. Através da dedução à coleta do IRC de uma percentagem das respetivas despesas de I&D (na parte não comparticipada a fundo perdido pelo Estado ou por Fundos Europeus).

Como posso avaliar o enquadramento da minha empresa a um destes apoios?

A Approach Consulting é uma empresa de consultoria financeira constituída por uma equipa especializada com mais de 10 anos de experiência na elaboração de candidaturas ao SIFIDE. Possuí, igualmente, um curriculum extenso na elaboração e acompanhamento de candidaturas a fundos comunitários, nomeadamente projetos Portugal 2020, podendo ajudar a avaliar o enquadramento da sua empresa a um dos avisos abertos.

Experimente ainda o simulador SIFIDE powered by Approach Consulting, e veja se está habilitado a candidatar-se ao SIFIDE.

Para qualquer questão entre em contacto connosco.

 

Siga todas as novidades no nosso LinkedIn ou Facebook

Deixe uma resposta