Desde 2018 tem-se observado um aumento, de ano para ano, de candidaturas ao reconhecimento para a prática de atividades de I&D, sendo que, em 2020 foram realizadas 82 candidaturas.
Este aumento deve-se à oportunidade de as empresas poderem ser elegíveis para participar por sociedades de capitais de risco.
O reconhecimento de idoneidade certifica a competência das empresas para a realização de atividades de I&D em determinados domínios e áreas de atuação, podendo serem financiadas por fundos privados ou públicos, permitindo uma fonte adicional de captação de financiamento, contributos que são elegíveis no âmbito do SIFIDE. Esta certificação é atribuída pela Agência Nacional de Inovação, S.A.
Este mecanismo possibilita às empresas distinguirem-se da sua concorrência, pois, a obtenção do reconhecimento torna-se um fator distintivo, criando valor e captando a atenção de futuros parceiros na realização de projetos de I&D, sendo que, a empresa contratante poderá ter acesso a crédito fiscal através do SIFIDE.
Os honorários, das entidades reconhecidas, relativos a projetos que envolvam atividades de I&D no âmbito científico e tecnológico, são consideradas como elegíveis no âmbito do SIFIDE, a apresentar pelos seus clientes. Importa ainda mencionar que o Reconhecimento é válido por 8 anos.
Se tiver interesse neste mecanismo, contacte-nos, que nós tratamos da sua candidatura.